Análise Genética Pré-Implantacional
A Análise Genética Pré-implantacional é uma técnica capaz de visualizar os genes e os cromossomos do embrião em desenvolvimento antes que seja feita a transferência para o útero materno.
Dessa forma, é possível saber quais são os embriões geneticamente normais e selecioná-los para transferência, aumentando suas chances de implantação e desenvolvimento.
Após o procedimento de fertilização, ou seja, da união do espermatozoide com os óvulos, aguarda-se o desenvolvimento embrionário até o estágio de blastocisto (do 5 º ao 8 º dia) para que seja realizada a biópsia dos embriões e coletadas as células para posterior análise genética
.
Esse procedimento não causa nenhum dano aos embriões e é possível identificar quais deles têm ou não alterações genéticas e cromossômicas.
A biópsia dos embriões é utilizada por mulheres com idade avançada, casais que já tiveram repetidos abortos ou falhas nas técnicas de reprodução assistida anteriores.
Essa técnica também possibilita a identificação de centenas de doenças e síndromes, além de auxiliar nos casos em que há alterações genéticas já conhecidas pelos parceiros, para que essas não sejam transmitidas aos filhos.