Congelamento de Óvulos
O congelamento de óvulos é um procedimento seguro e muito utilizado para preservação da fertilidade feminina.
Mulheres que desejam engravidar mais tarde ou que possuam histórico de menopausa precoce na família ou ainda as que passarão por tratamento de câncer (quimio ou radioterapia), são as maiores beneficiadas com a criopreservação de seus óvulos.
Quantos óvulos podem ser congelados?
Geralmente recomendamos aproximadamente 15 óvulos, mas depende da idade da mulher no momento do congelamento, e do motivo pelo qual ela está recorrendo ao procedimento.
Como é o processo de congelamento?
Consulta
A primeira fase é a consulta com o Dr. Carlos Petta ou com a nossa equipe de médicos especialistas, que indicará o melhor tratamento para cada caso, após uma avaliação criteriosa com exames complementares.
Indicação da FIV
Após esta avaliação, se a melhor indicação for a Fertilização In Vitro, a paciente fará um ultrassom e receberá as informações de todo o tratamento pela nossa equipe de enfermagem e administração.
Medicações
As medicações são iniciadas nos primeiros dias da menstruação e as dosagens são ajustadas de acordo com as informações obtidas pelos exames de ultrassom realizados durante o tratamento.
Estimulação ovariana
As medicações utilizadas pela paciente têm a finalidade de estimular o crescimento dos folículos, pequenas bolsas que armazenam os óvulos.
Procedimentos
Após o crescimento completo dos folículos, a aspiração dos óvulos é realizada. Neste mesmo dia também é realizada coleta ou descongelamento da amostra seminal.
Os óvulos coletados são avaliados pelos embriologistas, congelados através da técnica de vitrificação e permanecerão congelados, por tempo indeterminado, em uma temperatura de -196°C até a sua utilização.
Qual é a técnica utilizada para o congelamento?
No caso dos óvulos e embriões, a técnica mais utilizada é a de vitrificação. Nela, os óvulos e embriões são congelados muito rapidamente, o que permite uma maior segurança e maiores chances de sobrevivência.